Tudo sobre TPM: o que é, sintomas e muito mais

TPM

Várias são as dúvidas quando o assunto é TPM: “o que é a tpm?”, “por que fico inchada e com dor de cabeça?”, “tem como amenizar os sintomas?”, entre muitas outras questões. Por isso, hoje vou explicar os principais pontos de dúvida em relação à TPM.

TPM é a abreviação de Tensão Pré-Menstrual ou Síndrome Pré-Menstrual (SPM), e se caracteriza pelo conjunto de sensações que ocorrem cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual. Segundo dados do Ministério da Saúde, a TPM atinge mais de 70% das mulheres brasileiras.

A TPM é mesmo muito comum, sendo parte do ciclo menstrual natural, causada pela queda de estrógeno, hormônio que prepara o corpo feminino para receber um bebê.

Nem todas as mulheres sentem os mesmos sintomas durante esse período. São inúmeras as sensações que podem acontecer ao mesmo tempo ou se modificarem ao longo dos dias. Como, por exemplo:

Ansiedade

Tensão

Dificuldade para dormir

Irritabilidade

Alterações de humor

Desatenção

Compulsão por doces ou salgados

Vontade de comer guloseimas ou comidas diferentes

Dores de cabeça

Raiva sem razão

Sentimentos perturbadores

Pouca concentração

Lapsos de memória

Baixa autoestima

Sentimentos violentos

Ganho de peso (por conta da retenção de líquido)

Inchaço abdominal

Sensibilidade e inchaço em mamas

Inchaço nas extremidades do corpo, como mãos e pés

Uma das maneiras de amenizar esses sintomas é com medicamentos, como: Contracepção, Anti-inflamatórios não esteroides, Inibidor seletivo de recaptação de serotonina e Hormônio. Além disso, exercícios físicos e uma dieta balanceada também podem deixar esses sintomas mais brandos.

A TPM faz parte da vida da mulher, e é muito comum. Em caso de sintomas que impactem demais na sua rotina, consulte um ginecologista para alinharem a melhor opção de tratamento para o seu caso.