Fique atenta ao corrimento vaginal

Corrimento Vaginal

Quando o corrimento vaginal apresenta algum cheiro, alguma cor ou consistência diferente, pode ser que alguma infecção esteja acontecendo no seu corpo. Várias infecções são comuns nas vaginas, mas com essas características, as mais comuns são: candidíase, tricomoníase, gonorreia, vaginose bacteriana, vaginite e clamídia.

O corrimento normal costuma ser notado poucos dias antes da menstruação e é transparente, parece bastante com uma clara de ovo e não tem cheiro.

Existem corrimentos vaginais que são fisiológicos, que não requerem qualquer tipo de tratamento, e são essenciais para o normal funcionamento do trato genital inferior. Assim, é normal haver um corrimento vaginal mais abundante em determinadas situações como no período periovulatório e pré-menstrual, na estimulação sexual e na gravidez.

O corrimento branco ou amarelo claro, espesso e grumoso e sem cheiro pode ser causado por uma infecção fúngica, a candidíase. Neste tipo de infeção, o corrimento é acompanhado de sintomas como comichão que piora à noite e na fase pré-menstrual, ardor e dispareunia.

O corrimento amarelado ou esverdeado, fluído, com odor pode ser provocado pela infecção da tricomoníase. Habitualmente associam-se aos sintomas de rubor e inchaço da vulva.

O corrimento branco acinzentado abundante, cremoso, com forte odor desagradável que agrava com o período menstrual ou nas relações sexuais pode estar associado a uma infeção que se designa de vaginose bacteriana. São sintomas e sinais de gravidade de uma infeção a sensação de mal estar geral, a dor pélvica (“dor ao fundo da barriga”) e a febre, podendo estar indicada uma conduta terapêutica (tratamento) mais complexa.

O corrimento pode ainda ser descrito como marrom ou castanho claro, com sangue escuro ou preto, rosado antes da menstruação. Este tipo de corrimento pode ser devido a diversos tipos de patologias do trato genital inferior e superior, sendo essencial a avaliação pormenorizada pelo médico ginecologista.